FIES Caixa – Financiamento Estudantil Caixa Econômica Federal

A Caixa Econômica Federal é o principal agente financeiro do FIES – Fundo de Financiamento Estudantil.

Desde 1999, o FIES financia os estudos de universitários de baixa renda. A Caixa Econômica Federal, até 2010, era o único agente financeiro deste programa de inclusão social e até hoje é o principal financiador do fundo. O FIES foi criado para substituir o Programa de Crédito Educativo. Em 2003, a CEF já financiava o estudante de 218 mil jovens, tendo aplicado, nesses quatro anos, mais de 1,7 bilhão de reais.


As instituições particulares de ensino superior devem fazer a adesão ao FIES, cadastrando junto à CEF os cursos de bacharelado, licenciatura e graduação tecnológica que tenham obtido avaliação positiva no ENADE – Exame Nacional de Desempenho de Estudantes – a cada novo processo seletivo. Cursos que tenham obtido notas 1 ou 2 têm o cadastramento vinculado ao cumprimento das determinações do Ministério da Educação (MEC) para melhoria do desempenho acadêmico.

fies caixa financiamento

Como funciona o FIES Caixa

Cursos de má qualidade, com avaliação negativa por três semestres letivos consecutivos, permanecem por no mínimo um semestre sem poder aderir ao FIES. Já os cursos novos, aprovados pelo MEC, e os que não participaram do processo de avaliação (O MEC não avalia todos os cursos universitários do país) podem participar do Financiamento Estudantil.

A CEF exige fiadores para o FIES. Na fiança convencional, o estudante apresenta até dois nomes, que terão seus dados cadastrais avaliados. Na fiança solidária, grupos de três a cinco estudantes beneficiados com o FIES comprometem-se a honrar a dívida, quando um dos alunos do grupo se tornar inadimplente.

O número de vagas nos níveis fundamental e médio do ensino têm crescido anualmente, sendo que, em alguns Estados, o ensino médio já foi universalizado: há vagas para todos os adolescentes e jovens presentes na população. Assim, a demanda por vagas nas faculdades também tem aumentado. No entanto, é justamente no ensino superior que a iniciativa privada responde pelo maior número de vagas: 67% dos universitários brasileiros estudam em instituições particulares de ensino. Por isto, o FIES e a CEF têm um papel muito importante nesta etapa do processo educacional.

fies caixa

O aporte financeiro garantido também contribui (ao menos em teoria) para a melhoria do ensino ministrado pelas faculdades particulares, já que as mensalidades cuja responsabilidade é da CEF entram no fluxo de caixa sem atrasos, garantindo a conservação e ampliação dos campi universitários. O FIES pode ser solicitado em qualquer época do ano. Assim, um estudante que tenha ficado desempregado ou que por qualquer outro motivo esteja sem recursos não precisa abandonar a faculdade nem se tornar inadimplente.

Inscrição SisFIES

Para os universitários, a inscrição no FIES é relativamente simples: basta fazer a inscrição no SisFIES através do site www.sisfiesportal.mec.gov.br, validar as informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA) da instituição de ensino e, em dez dias a partir desta validação, comparecer ao agente financeiro – Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil.

Após a conclusão do curso, os alunos têm um prazo de carência de 18 meses para começar a amortizar o Financiamento Estudantil. Durante todo o período do FIES e da carência, é preciso pagar parte dos juros devidos, com trimestrais de R$ 50,00. Na CEF, é possível imprimir o boleto de pagamento diretamente do site.


52 comentários em “FIES Caixa – Financiamento Estudantil Caixa Econômica Federal

      1. Prezados Senhores,

        Bom dia, tenho curso de Bacharel em Secretariado Executivo e gostaria de fazer um curso de licenciatura EM MATEMÁTICA pela UTRAMIG de Belo Horizonte-MG, o qual já fiz uma pré-inscrição, curso com duração de aproximadamente até 18 meses, valor mais ou menos R$ 4.700,00, para o segundo semestre/2014. Gostaria de saber se tenho possibilidades de conseguir um financiamento para pagá-lo, já que não tenho como arcar com este valor no momento e a área de educação está com carência de profissionais com essa especialização.

        Atenciosamente,

        Vera Lúcia S. dos Santos

  1. tenho 57 anos e preciso muito da ajuda do financiamento estudantil. trabalho autónomo as vezes tenho dinheiro outra vez não

  2. Utilizei o FIES para me graduar em engenharia. Agora decidi realizar meu sonho e fazer Psicologia, posso solicitar o FIES novamente?

    Obrigado.

  3. gente gostaria de cursar a faculdade de s. social, mais como tudo para minha é tão difícil ta complicado até fazer a escrição, mie ajudem.

  4. Bom dia, estou tentando entra no site do Fies e não consigo com meu CPF, aparece que este já é cadastrado! Como faço para conseguir entrar e tentar fazer o meu FIES ?

  5. Boa tarde pretendo ingressar na faculdade o próximo ano, no 1 semestre mesmo assim já posso tentar a financiamento do fies. Hoje tentei mim escrever mais tive dificuldade em compreender alguns campos como faço

  6. Quero fazer o curso de Pedagogia agora no inicio de 2014, só posso fazer o pedido do financiamento depois de estar matriculada? Quanto tempo costuma demorar a resposta do financiamento?

  7. Boa tarde,venho através deste comentário pergunta o que fazer,seu o meu dia de apresentação de documento do Fies a Caixa termina amanhã e os banco estão de greve o que fazer.

  8. Eu estou convicta de fazer um financiamento, para cursar minha faculdade. Mas ainda tenho algumas dúvidas, é obrigatório ter dois nomes como fiadores?
    E eu posso aderir ao financiamento logo no inicio do curso, ou tenho que ter pago algumas mensalidades da faculdade?
    Posso aderir ao financiamento no primeiro mês de faculdade por exemplo?

  9. Moro numa cidade que possui uma faculdade particular, a propaganda diz que o FIES é 100% sem fiador, ainda assim necessito ter outros nomes para financiar o curso. Já fiz 3 semestres, posso me inscrever pelo FIES?

    1. De novo. Minha filha está no 4º ano de medicina da Unicastelo, campus de Fernandópolis. Nesses 3 anos tentei o Fies. Fiz plantão por dias com membros da família tentando via internet conseguir pois em determinado dia seria aberta as inscrições . Em vão. Dois ou tres conseguiram. Que forma? O processo é tão transparente assim? Ninguem responde. Ninguem sabe nada. Só respostas evasivas? Qual é o critério? Há lisura nesse processo? Se fosse um reles sorteio aos interessados me sentiria um pouco mais confortável e menos idiota em acreditar que pelo menos participei do processo. Em tempo: atendemos todas as exigências para o financiamento. O pedido é de 50% e o que espero é que pelo menos tenham recebido este comentário mesmo que não mereça atenção.

  10. Tenho fies, e a dois anos aproximadamente não fiz o aditamento, pois não estava estudando, como faço para poder retornar aos estudos utilizando o fies? atenciosamente Daiane Pruni

  11. Exatamente prá que é este site? A atualização é: semestral anual, bi anual ou …?
    Tem algum objetivo? Quem responde por êle? Ou é apenas enrrolação?

  12. Boa tarde, gostaria de saber a partir de quando será a data para pagamento do meu FIES, onde posso obter tal informação?
    Atenciosamente. Grazielle

  13. bom dia , sou pai de uma aluna que cursa odontologia em juazeiro do norte CE na faculdade leão Sampaio só que o fiador que colocamos foi do banco brasil e la existe uma clausula do próprio banco de que como ele o fiador, é fiador de uma pessoa naquele banco não pode ser de outra apesar de seu salario cobrir as duas que são ambas netas do mesmo pergunto se na caixa tambem existe esta clausula seremos atendidos, estou muito preocupado pois ja venceu uma mensalidade e não posso pagar me respondam por favor, sem mais aguardo.
    egilardo de Crato Ce em 11/02/2014

  14. Fui contemplado com 70% do FIES; A cobrança veio antes do esperado; Não consegui amortizar a divida, fui informado que deveriar ser pago integralmente, consegui um voluntariado, quql o proximo passo para liquidar a dívida?

  15. QUERO FAZER MINHA FACULDADE DE ENGENHARIA MAIS NÃO TENHO CONDIÇÕES DE PAGAR UMA FACULDAE ENTÃO QUERIA FINANCIAR MEU CURSO PORQUE E O MEU MAIOR SONHO E FAZER ENGENHARIA POR FAVOR EU CONTO COM A JUDA DE VCS EU SOU CASADO TENHO 45 ANOS TENHO QUE MANTER MINHA FAMILIA MAIS COM O SALARIO QUE EU GANHO NÃO DA PARA PAGAR MEU CURSO

  16. Marlene, como faço para meu filho conseguir no minimo 75% a 80%. só assim vou poder pagar o curso. Estou aguardando respostas. Obrigada.

  17. Meu filho vai fazer engenharia civil , ele consegui só 50%, eu quero que consiga no minimo 75% a 80%. Seria bom se ele conseguisse 100%. pois ele está desempregado. obrigada.

  18. Olá Boa Noite.

    Não estou conseguindo entrar no site do FIES para poder imprimir o boleto para fazer o pagamento………. e agora /?

  19. Gostaria de saber se após trancar meu curso, se eu demorar para quitar minha divida do fiés o banco toma alguma propriedade que esteja no nome de alguém de minha familia. Me tirem essa duvida Obrigada.

  20. Estou fazendo um curso bacharel em direito, só que estou no 8º período, porém as minhas parcelas estão em atraso, quero saber se o FIES financia o restante do meu curso? e também como fazer este financiamento, ou seja,qual procedimento à tomar?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *