Aditamento FIES 2014 – O que é? Como Fazer?

O aditamento do FIES é a confirmação do interesse em manter o financiamento.

O FIES – Fundo de Financiamento Estudantil – foi criado em 1999 para fomentar o ensino superior. Com ele, é possível a estudantes de baixa renda (renda familiar bruta de até 20 salários mínimos) cursar uma faculdade e, assim, obter melhores perspectivas profissionais. Quem usa o FIES, no entanto, é preciso estar atento, porque a cada novo semestre letivo é necessário confirmar o financiamento, através do aditamento do contrato.

Aditamento FIES 2014

aditamento fies

O prazo para o aditamento é de 20 dias a partir da solicitação feita pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), que é instalada em todas as instituições de ensino superior que aderem ao FIES. A solicitação geralmente é afixada no mural de informações e no site das faculdades. O não aditamento implica o cancelamento do contrato e a cobrança dos valores pagos.

Estudantes não podem solicitar o FIES uma segunda vez e o descumprimento desta exigência burocrática – o aditamento – por perda do prazo pode significar o fim da carreira acadêmica e uma bela dívida. É importante lembrar que, caso o estudante estivesse inadimplente quando solicitou o FIES – por exemplo, um aluno que deixou de pagar uma mensalidade antes de contratar o financiamento – o aditamento só é possível com o pagamento deste valor. O FIES não tem caráter retroativo.

Como fazer o Aditamento FIES?

O aditamento é feito diretamente no SisFIES, o Sistema Informatizado do FIES. É preciso acessar o site www.sisfiesportal.mec.gov.br, informar CPF e senha no sistema e acessar a página pessoal do aluno.

aditamento fies

São duas formas: no aditamento simplificado, não há alterações nos valores e informações do contrato, apenas a atualização monetária das mensalidades e de eventuais dados pessoais, como mudança de endereço. Feito isto, basta retirar o DRM (Documento de Regularidade de Matrícula) na CPSA, assinado pelo presidente ou o vice da comissão.

O aditamento não simplificado ocorre quando há problemas cadastrais. São várias situações: um dos fiadores decide retirar seu aval junto ao agente financeiro; restrições cadastrais do estudante, dos fiadores e/ou de seus cônjuges; inadimplência da parcela trimestral de juros; alteração do CNPJ da faculdade em que o aluno está matriculado; e dilatação do prazo do curso, em função de dependências acumuladas.

Para manter o FIES, o beneficiado precisa apresentar aproveitamento acadêmico mínimo de 75%; assim, caso esteja matriculado em dez disciplinas, deve ser aprovado em ao menos oito delas, a menos que consiga comprovar, junto ao SIFES – o Sistema do Financiamento Estudantil –, a impossibilidade do cumprimento desta exigência, por motivo de doença, por exemplo. Uma segunda troca de curso também implica o cancelamento do FIES.

A troca de fiadores e eventuais inadimplências devem ser sanadas no agente financeiro (agência do Banco do Brasil ou Caixa Econômica Federal onde o FIES foi contratado). Há uma dilatação para aditamento não simplificado: até 15 dias corridos após o fim do período de matrícula ou aditamento definido pela faculdade. Uma vez corrigidos os problemas, o estudante deve seguir os mesmos passos do aditamento simplificado.


27 Comentários sobre “Aditamento FIES 2014 – O que é? Como Fazer?”. Participe também!
  1. ROSICLEIA FERREIRA

    aditamento de contrato

  2. maria do carmo sousa

    Gostaria de saber o prazo para o aditamento do Fies.

    • Aline Carla

      Gostaria de saber o prazo para o aditamento do Fies

  3. maria auxiliadora batista

    quero saber como fazer o aditamento

  4. josenilson

    pessoal chega de explicar o q é o aditamento, isso todo mundo ja sabe. o q queremos saber é, como se faz o ADITAMENTO PELA INTERNET.. ??? Da pra xplicar?

  5. DIGELAINE SIQUEIRA DE SOUSA

    Gostaria de saber se quando fazemos a contratação do fies e cobrado um semestre a mais no caso do aluno reprovar tem como cobrir ele nessa reprovçao!

  6. Edmilson

    Aqui esta o link do manual do aditamento só baixa e lê os procedimentos…
    http://sisfiesaluno.mec.gov.br/principal/manual

  7. eliene da silva batista

    como fazer para cancela o aditamento pois preciso tranca a faculdade por motivos de doenca

  8. enio alves de castro

    como que eu faço para entrar no fies

  9. Eduardo Vanderlei da silva

    quero saber por que não estou conseguindo fezer meu editamento

    • Luciana Roberta Costa

      não consigo fazer o aditamento,mesmo mudando varias vezes a senha,sera melhor entrar em contado.Me explique o procedimento.

    • Patricia

      Bom dia, estou tentando fazer o aditamento depois do prouni, mas agora que cancelei o prouni, não consigo o aditamento, essa é minha ultima semana e não sei o que fazer a faculdade diz que tenho que esperar o fies, o que faço?

    • Silvania Queiroz da silva

      Meu aditamento não consigo fazer e a validadde já esta cabando!
      Por favor mi ajude o mas rapido possivel

  10. Carine Santana da Luz

    Boa tarde,
    Estou tentando fazer o aditamento, mas sempre informa que minha senha esta incorreta.
    Já alterei a senha 2 x.
    Informo a senha que foi enviada em meu e-mail, mas mesmo assim informa senha incorreta.

    Preciso de um retorno com urgência, pois tenho ate o dia 30/10 para fazer o aditamento.

    O que pode estar acontecendo?

  11. jussara das graças silva

    não consigo fazer o aditamento,sempre da erro da senha ou cpf, já fiz contato com 0800 e nada.preciso de solução o prazo esta passando.

  12. sebastiao salustiano de farias

    eu não não estou conseguindo fazer o aditamento pois diz que meu CPF esta errado ou a senha

  13. marcos silverio cabral de sousa

    moro so e naun tenho quem ser meu fiador, como eu fa;a pra fazer o fies , e como eu resolvo esse problema ?

  14. marcilenep pereira de almeida

    acessei aditamento nao simplificado sem querer desde do começo o meu aditamento sempre foi simplificado agora nao consigo desfazer a opção quero continuar com o aditamento simplificado de antes, me ajudem por favor.

  15. Viviane Sgrignoli Zanquetta

    Não consigo fazer o aditamento, já mudei a senha 3 vezes o que eu faço???

  16. valdizia souza de assis

    quero comfirmar aditamento 2014.2

  17. valdizia souza de assis

    comfirmar aditamento

  18. Eunice

    preciso do passo a passo para aditar o fies, inclusive do que preciso conferir em cada item, como por exemplo se o periodo utilizado ou cursado é necessário informar tambem o periodo suspenso. desde ja agradeço.

  19. maria Elenilde santos silva

    oi preciso de ajuda perdi minha senha do fies não consigo fazer meu aditamento e perdi meu e-mail que esta com minha senha não consigo mudar junto ao fies ja mandei uma demanda mas não tenho resposta como devo fazer,não quero fica suspensa por 2 semestre

  20. Oniro Castro de Oliveira

    Confirmei o aditamento, mas depois percebi que o valor da semestralidade era maior. Como posso corrigir isso e fazer o aditamento com o valor correto?

  21. Fabiola

    Boa tarde!!!
    Sou fiadora de um estudante que não está conseguindo fazer o aditamento ,pois na hora que vai finalizar aparece que meu nome está com restrição , só que já fui em bancos se

  22. mayara de souza silva

    gostaria de quitar meu fies,ja estive na agencia e não consegui.alguém pode me ajudar? obrigado.

  23. anderson andre dos santos

    quando acesso minha senha fica incorreta. O que faço?

Faça um Comentário